sexta-feira, 28 de novembro de 2014

OMOLOKÔ OMO(FILHOS)LOKÔ GAMELEIRA BRANCA

A HIERARQUIA SACERDOTAL NA NAÇÃO OMOLOKÔ

 Assuntos básicos sobre a Nação Omolokô

“Omoloko é Umbanda ou Candomblé? - Omoloko é ambas. Umbanda  porque aceita em seus rituais o culto ao Caboclo e ao Preto-Velho. Candomblé porque cultua os Orixás africanos com suas cantigas em Yoruba ou Angola,  esse ritual foi fortemente influenciado pelas duas culturas. O ritual Omoloko não poderia ser encaixado no grupo dos Candomblés tradicionais, aqueles que cultuam somente orixás africanos, pelo motivo de que no Omoloko são cultuados os Caboclos e Pretos-Velhos. Porém pode ser encaixado nos candomblés não-tradicionais, isto é, aqueles que cultuam orixás africanos e Caboclos e Pretos-Velhos. 

A Nação Omoloko poderia ser encaixada no grupo chamado Umbanda, uma vez que cultua-se Caboclos e Pretos-Velhos, entidades da Umbanda e há uma forte sincretização católica. Ele encaixa-se também como Umbanda quando refere-se a um grande grupo a Religião de Umbanda. Então nesse momento o povo de Omoloko se auto  Umbandista, cujo culto é voltado aos Caboclos e Pretos-Velhos e que sigam a doutrina de amor e fé .


A HIERARQUIA SACERDOTAL
 NO CULTO OMOLOKO 

              A hierarquia sacerdotal da Nação Omoloko segue a mesma estrutura daNação Yorubá:

         * Babalorixá ou Yálorixá: sacerdote ou sacerdotisa, mais conhecidos como pai de santo ou mãe de santo, é a autoridade máxima no culto ao orixá;
*  Yákekerê e Babákekerê: filho de santo com obrigação de “Sete Linhas”.
*  Dagã: a pessoa que tem mais tempo de iniciação dentro do terreiro;
* Ogã Nilú e Ogã Calofé: tocador de atabaque. Pessoa que dá início à maioria dos cânticos aos orixás nas giras (atualmente esses dois cargos tem sido ocupado por uma mesma pessoa);
*  Axogun: pessoa que, nas obrigações, sacrifica os animais;
* Yábassé ou Yábá: cozinheira das comidas sagradas dos orixás;
*  Combono: pessoa que nas giras atende aos Orixás;
*  Exi-de-Orixá: filho de santo em geral;

         Como já tivemos oportunidade de falar anteriormente, a Umbanda é uma religião aberta, muito aberta por sinal. E isto gera uma enormidade de interpretações diferentes para os seus conceitos, inclusive os mais básicos. Não pretendemos aqui esgotar este assunto, gostaríamos de falar um pouco do que aprendemos e de como interpretamos os ensinamentos que nos foram passados através dos anos de prática e exercício mediúnico junto a falange da Umbanda. 

DEFINIÇÃO DE ORIXÁ
Ori = Coroa; Xá = Luz.
A palavra Orixá quer dizer “Coroa Iluminada”“Espírito de Luz”. O princípio mais evoluído existente em nosso sistema, manifestado através das forças da natureza.a
Umbanda não se fundamenta em lendas e sim em observação do funcionamento das forças  da fé da natureza como: "pontos riscados" de entidades, porque consideramos o ponto riscado parte da liturgia da Umbanda.

7 Linhas da Umbanda- As linhas representão os grupamentos dos Orixás e seus falangeiros que atuam dentro da Umbanda.
 Dentro do trabalho da "Umbanda de pretos-velhos", as linhas assim estão dispostas:

LinhaOrixás componentes à linhaFalangeiros ou falange subordinada
Linha de OxaláTodos os OrixásGuias na falange de Oxalá, guias mais comuns: Pretos-Velhos, Caboclos e Crianças.
Linha de Iemanjá ou Yemanjá
Oxum, Nanã, Obá e Oxumaré
Marinheiros, Sereias, Caboclos de Iemanjá, Falange do Orixá Iemanjá.
Linha de XangôIansãFalange do Orixá Xangô, Guias Falange Caboclos de Xangô.
Guias mais comuns: Caboclo.
Linha de OgumFalange do Orixá Ogum, Guias  do Orixá Ogum, Falangeiros em geral.
Linha de OxossiFalange do Orixá Oxossi, Guias  do Orixá Oxossi, guias mais comuns: Caboclos, Baoiadeiros e Baianos.
Linha de Almas ou Pretos-Velhos
(Linha Africana)
Interagem com a Linha do Orixá Omulu.Pretos-velhos.
Linha de OmuluObaluayêPretos-velhos e Caboclos, curadores e mandingueiros,

Os Orixás são cultuados como divindades de um plano astral superior, ARUANDA, que na Terra representam às forças da natureza (muitas vezes confundindo-se a força da natureza com o próprio Orixá.
 
 
DIAS DA SEMANA, CORES e SÍMBOLOS dos ORIXÁS na NAÇÃO OMOLOKÔ
ORIXÁ
CORES
SÍMBOLO
FESTAS
Ogum
branco, verde e vermelho
espada ou lança
23 de abril
Oxossi e Odé
verde e branco
arco e flecha
20 de janeiro
Omulú
preto e branco
xaxará, cruz, pemba
16 de agosto 
Obaluayê
preto, branco e vermelho
xaxará, cruz, pemba
16 de agosto 
Ossanhe
verde claro
arco com 7 flechas e um pombo no centro, folha
13 de dezembro
Oxumarê
amarelo e branco
serpento ou arco-íris
24 de agosto
Nanãburoquê 
roxo ou lilás
obiri, vassoura, carocol
26 de julho
Obá
vermelho e amarelo
espada e escudo
25 de novembro
Oxum
azul claro
abebê, estre
08 de dezembro
Iemanjá
azul claro e branco, cristal
peixe, lua
02 de fevereiro
Xangô
marrom
oxé (machado alado), pedra, meteorito
24 e 29 de julho 
Inhasã / Oyá
amarelo
espada e raio, cálice
04 de dezembro
Irokô / Lokô
cinza e branco
árvore
19 de abril
Ibejí / Erê
azul ou rosa
folha
27 de setembro e 25 de outubro
Oxalá
branco leitoso
pachorô, cruz com raios, cálice, pilão, sol
25 de dezembro
Pretos-Velhos
preto e branco ou contas de lágrimas de nossa senhora
cruz, cachimbo, rosário
13 de maio
Caboclos
verde escuro ou verde e branco
arco e flecha
20 de janeiro

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