sexta-feira, 28 de novembro de 2014

FEITURA DE ORISÁ NA UMBANDA



 Re: "Feitura" de Orixá na Umbanda

Mensagem por Jairton de Souza em Ter Mar 06, 2012 8:55 pm
Salve mano Laercio e demais manos e manas

Bom voltemos um pouco na historia , e vamos la no período onde “sequestraram” os negros de sua terra ... sabemos que dentro das sociedades africanas existia uma hierarquia bem definida, com seus reis, sacerdotes , babalaôs, etc. Temos que lembrar também que os cidades possuíam seu Orixá Patrono, em sua grande maioria cultuavam apenas aquele orixá, não dominando assim os fundamentos dos demais Orixás do panteão .
Essa realeza e clero era quem detinha o conhecimento profundo das rezas, orôs, fundamentos, etc. O povo defendia essa realeza e clero a toda prova, sendo assim já temos em vista que nem todo negro tinha completo conhecimento do culto aos orixás, e nem sempre os que detinham o conhecimento era escravizado ...

Pois bem , trouxeram os negros ao brasil, espalharam eles pelo território e os misturaram intencionalmente para que as rivalidades entre as tribos servissem para evitar a aglomeração deles em uma única força de resistência contra os Senhores .

Cada um trouxe o pouquinho do conhecimento que lhe era permitido saber dentro da sua cidade a respeito do seu Orixá patrono, que foi misturado com conhecimentos das demais nações , dessa “misturebada” nasceu o culto aos orixás, que depois da libertação dos escravos, eles se aglutinaram por tribos, e passaram a ter o culto de nação, que veio dar origem ao candomblé..

Mas por que essa ladainha histórica toda, só pra lembrar que o que se faz hoje no candomblé muito pouco tem haver com o que era feito na África a 1000, 700 , 600 anos atrás, pois os que detinham o conhecimento ou não era escravizado ou quando era não repassava seu conhecimento, os que repassaram o conhecimento não detinha ele por completo, houve uma imensa mistura , sem falar na perda pela tradição oral... Então não existe feitura correta como a tradição Africana fazia..

Isso que muitos Candomblecistas e muitos Umbandistas que são contrários a feitura de Orixas na Umbanda defendem, que a Umbanda não tem conhecimento para tal , e um conceito sem fundamento, pois o povo do candomblé também não possui o conhecimento pleno como na África pré-colonial.

Da mesma forma que o Candomblé assimilou diversos cultos(nações), sem pleno conhecimento de todo seu panteão, a Umbanda também o fez , com suas adaptações ambas criaram seus ritos, sem que esses tivessem menos ou mais valor espiritual .....

O Sacerdote de Umbanda ,desde que tenha sido preparado pelo seu Sacerdote ou pelo seu Guia pra trabalhar com Orixás, poderá faze-lo sem nenhum problema ou risco para o iniciado. Da mesma forma que existe sacerdotes despreparados na Umbanda existe em toda religião, tem que se ter cuidado com “absurdos” que se fazem em nome da religião, o Sacerdote tem que ter um preparo , um conhecimento adquirido ou através de seu Sacerdote ou seu Guia.

Acredito que uma pessoa não possa dar aquilo que não possui, então para que um Sacerdote possa lhe dar com o Orixá de um filho, ele tenha que ter o seu Orixá assentado, tem que ter feito as obrigações previstas em seus ritos , não as previstas no rito alheio, mas as que lhe foram administradas pelo seu Sacerdote , só assim ele terá base, experiência e Axé para cuidar do Orixá e do filho que estão a seus cuidados ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário