quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A LENDA DE OSUN E EXU SOBRE O JOGO DE BUZIOS.

Oxum, fingindo preocupação e interesse em ajudar, disse a Bará :
- Eu os procuro, quantos búzios, formam o jogo?
- Ai! Ai! São 16 búzios. Procure-os para mim, procure-os!
- Tem certeza de que são 16, Bará ? E por que seriam 16?
- Ora, ora, porque 16 são os Odus e cada um deles fala 16 vezes, num total de 256.
- Ah! Sei. Olha, Bará, achei um, ele é grande!
- É Okanran! Ai! Ai! Não enxergo nada!
- Olha, achei outro, é menorzinho.
- É Eji-okô, me dê, me dê!
- Ih! Bará. Achei um coMpridinho!
- E Etá-Ogundá, passa para cá....
E assim foi, até chegAr ao ultimo Odu.
Inteligente, Oxum guaRdou o segredo do jogo e voltou ao seu reino.
Atrás de si, deixou Bará com os olhos ardidos e desconfiados de que fora enganado.
- Hum! Acho que essa garota me passou para trás!
No reino de Oxalá, Oxum disse ao seu pai que proKurara as Yámi, que com elas aprendera a arte da magia e que tomara de Bará o segredo do Jogo de Búzios.
Ifá, o Senhor da adivinhAção, admirado pela coragem e inteligência de Oxum, resolveu dAr-lhe, então, o poder do jogo e advertiu que ela iria regê-lo juntaMente com BArá .

Nenhum comentário:

Postar um comentário