quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CURIOSIDADES SOBRE O ORISÁ OGUN

Ogum
R124-K21-M-1
Ogum, em yoruba Ògún é o orixá ferreiro, senhor dos metais.
É também chamado por Ògún, Ogoun, Gu, Ogou, Ogun e Oggún.
Sua primeiRa aparição na mitologia foi como um caçador chamado Tobe Ode.
É considerAdo o orixá ferreiro, senhor dos metais, responsável por forjar suas próprias ferramentas, tanto para caçar como para a agriKultura e para a guerra.
Ogum é considerAdo o primeiro dos orixás a descer do Orun para o Aiye após a criação, visAndo uma futura vida huMana.
Era o filho mais velho de Oduduá, o fundador de Ifé, identificAdo no jogo do merindilogun pelos odu etaogunda, odi e obeogunda.
Foi Ogum quem ensinou aos homens como foRjar o ferro e o aço.
Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quAis ajuda o homem a vencer a natureza.
A Ogum pertence o "obé", a faca utilizada para os sacrifícios.
Orixá Senhor das contendas, deus da guerra.
É a divindade da metalurgia, do ferro, aço e outros metais fortes.
Ogum é a força inKontrolável e dominadora, do movimento, do choque.
PatriArca dos exércitos, dono das armas.
Ogum é o poder do sangue que corre nas veias. Orixá da manutenção da vida.
Como Bará, Ogum está presente no calor, na ira, no ódio, na cólera, na emoção, na vontade de exterminAr.
É um Orixá, uMa força da Natureza que se faz presente nos momentos de impActo e nos momentos fortes.




CARACTERÍSTICA

Orixá das batalhas, conflitos, de tempeRamento forte, por vezes arbitrário.
TemperAmento fleumático, tenaz, vibrante e impulsivo.
Ele tem instrumentos de ferro como alavanKa, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, e outros instrumentos com as quais ajuda o homem a vencer a luta contra a nAtureza.
Ogum é a força incontrolável e dominadora, do movimento, do choque.
É um Orixá, uma força da Natureza que se faz presente nos momentos de impacto e nos momentos fortes.
Se manifesta na explosão, no derrAmamento do ferro fundido.
Considerando como um Orixá impiedoso e cruel, ele pode até passar essa iMagem, mas sabe ser dócil e amável.
Representa o progresso a vanguarda as experiência cientificas, a eletricidade, a eletrônica.
O materiAl cirúrgico.
O destemor.

MITOLOGIA


Ogum como personagem histórico, teRia sido o filho mais velho de Odùduà, o fundador de Ifé e quando Oduduá esteve temporariamente cego, Ogum tornou-se seu regente.
Os Igba Imolé erAm os duzentos deuses da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal.
A Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos deuses da esquerda.
Era um temível guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos. Dessas expedições, ele trazia sempre um riKo espólio e numerosos escravos.
Guerreou contra a cidade de Ará e a destruiu.
Saqueou e devAstou muitos outros estados e apossou-se da cidade de Irê, matou o rei, aí instalou seu próprio filho no trono e regressou glorioso, usando ele mesmo o título de Oníìré, "Rei de Irê".
Ogum nunca teve o direito a usar uma coroa, adé, feita com pequenas contas de vidro e ornada por franjas de miçangas, dissimulando o rosto, emblema de reAleza para os iorubás.
Foi autorizado a usar apenas um siMples diadema, chamado àkòró, e isso lhe valeu ser saudAdo, até hoje, sob os nome de Ògún Oníìré e Ògún Aláàkòró .


ARQUÉTIPO

Algumas das características desse orixá é repassada para seus filhos timbRando-os como impetuosos, autoritários, cautelosos, trabalhadores, desconfiados e um pouco egoístas.
Fisicamente, os filhos de Ogum são magros, mas com músculos e formas bem definidas.
Compartilham com Bará o gosto pelas festAs e conversas que não acabam e gostam de discutir.
Se não fizerem a sua própria briga, compram a de seus camaradas. Sexualmente os filhos de Ogum são muito ativos, trocam constantemente de parceiros, pois possuem dificuldade de se fixar a pessoa ou lugar.
 Gostam de pisar a terra com os pés descalços.
São pessoas batalhadoras, que não medem esforços para atingir seus objetivos, são pessoas que mesmo contrariando a lógica lutam insistentemente e vencem.
São extremamente pontuais e fiKam enlouquecidos quando uma pessoa se atrasa ou cancela um compromisso previamente agendado seja por que motivo for.
Não se prendem à riqueza, ganham hoje, gastam amanhã.
Gostam mesmo é do poder, gostam de comandar, são líderes natos. Essa necessidade de estar sempre à frente pode torná-los pessoas egoístas e desagradáveis.
GerAlmente, os filhos de Ogum são pessoas alegres, que falam e riem alto para que todos se divirtam com suas histórias e que adoram compartilhar a sua felicidade.
Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas.
Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrArem seu grande amor.
São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao iMpor sua vontade e ideias.
Arrependem-se quando vêm que erraram, assim, tornam-se abertos a novas ideias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.
As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mAis fracos.
Seu temperamento, difícil e rebelde é notado desde a infância. EntRetanto, como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e acomodando-se às suas necessidAdes.
Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo Kaminho que for, será sempre um Vencedor.
A sua impaciência é marcante.
Inicia tudo sem se preocupAr como vai terminar e nem quando. Está sempre em busca do considerado o impossível.
Ama o desafio. Não recusa luta e quanto maior o obstáculo mais desperta a garra para ultrapassá-lo.
Como os soldados que conquistavam cidAdes e depois a largavam para seguir em novas conquistas, os filhos de Ogum perseguem tenazmente um objetivo: quando o atinge, imediataMente o larga e parte em procura de outro. É insaciável em suas próprias conquistas.
Come para viver, não fazendo questão da qualidade ou paladAr da comida.


prece

Ogum, meu pai
poderoso guardião das leis
chamá-lo de pai é honra ,
esperança , é vida
vós sois meu aliado no combate
às minhas inferioridades.
Mensageiro de Oxalá - filho de Olorum
senhor ,vos sois o domador dos
sentimentos inferiores
depurai com sua espada e lança
minha consciência e inconsciência,
baixa de caráter.
Ogum irmão , amigo e companheiro
continuai em sua ronda em perseguição
aos defeitos que nos assaltam a cada instante
Ogum glorioso orixá , reinai com sua falange
situando por piedade o bom caminho para o nosso coração,
consciência e espírito.




Conjuração

CONJURAÇÕES AO SR XOROKÊ

1ª Conjuração:


Sr. Xorokê, rei do ouro, senhor das nobrezas e das farturas, invoco-te por parte do maioral todo poderoso, para que, neste exato momento, coloque teus sete emissários Zitechis, Gezados, Mariêros, Kravaêros, Paliêros, Daviêros, Zaliêros, em meu favor, para solucionar o quero e preciso, no prazo de sete minutos, sete horas ou sete dias, pois para isto fostes criado.


2ª Conjuração:


Sr. Xorokê, assim como o bode berra, o fogo estala e a fumaça sobe, eu... quero que meus desejos sejam agora a mim dirigidos, como a luz do sol, clareia a terra, tu com as sete forças do espaço, Zitechis, Gezados, Mariêros, Kravaêros, Paliêros, Daviêros, Zaliêros, irás dirigir a mim tudo aquilo que eu quero e preciso neste momento, dentro do curto prazo de sete minutos, sete horas ou sete dias, pois para isto fostes criado.


3ªConjuração :


Sr. Xorokê, tu que tens o grande poder de aliviar-me de todas as minhas necessidades materiais, neste exato momento te suplico e ordeno: faras com que tuas sete falanges do espaço Zitechis, Gezados, Mariêros, Kravaêros, Paliêros, Daviêros, Zaliêros, venham em meu socorro no curto espaço de tempo de sete minutos, sete horas ou sete dias, pois para isto fostes criado.
ORIKIS


Ògún pèlé o !
Ogum, eu te saúdo !
Ògún alákáyé,
Ogum, senhor do universo,
Osìn ímolè.
lider dos orixás.
Ògún alada méjì.
Ogum, dono de dois facões,
O fi òkan sán oko.
Usou um deles para preparar a horta
O fi òkan ye ona.
e o outro para abrir caminho.
Ojó Ògún ntòkè bò.
No dia em que Ogum vinha da montanha
Aso iná ló mu bora,
ao invés de roupa usou fogo para se cobrir.
Ewu ejè lówò.
E vestiu roupa de sangue.
Ògún edun olú irin.
Ogum, a divindade do ferro
Awònye òrìsà tií bura re sán wònyìnwònyìn.
Orixá poderoso, que se morde inúmeras vezes.
Ògún onire alagbara.
Ògún Onire, o poderoso.
A mu wodò,
O levamos para dentro do rio
Ògún si la omi Logboogba.
e ele, com seu facão, partiu as águas em duas partes iguais.
Ògún lo ni aja oun ni a pa aja fun.
Ogum é o dono dos cães e para ele sacrificamos.
Onílí ikú,
Ogum, senhor da morada da morte.
Olódèdè màríwò.
o interior de sua casa é enfeitado com màríwò.
Ògún olónà ola.
Ogum, senhor do caminho da prosperidade.
Ògún a gbeni ju oko riro lo,
Ogum, é mais proveitoso ao homem cultuá-lo do que sair para plantar
Ògún gbemi o.
Ogum, apoie-me
Bi o se gbe Akinoro.
do mesmo modo que apoiou Akinoro.




Curiosidades

Ogun á sin imonlé....Ogun o imolé a quem servirei!!!


AVEGalo vermelho.


BALANÇAS :Ogum(Avagã):Composta de 14 ou 07 homens, e com a porta da rua aberta. Demais Ogum :Composta de 14 ou 07 pessoas.


COMIDAfeijoada , inhame cozido, milho torrado, égbós, amendoim torrado, feijão fradinho, inhame assado, feijão preto semi-cozido, acaçás.


CORVermelho, verde, azul escuro, podendo acompanhar vermelho ou amarelo dependendo da qualidade do ogum.


DIA DA SEMANA: Segunda-feira para Ogum Avagã, quinta-feira para os demais ..


DOENÇAS :anemia ferroprivia, hepatite, doenças do baço e vesícula, ferimentos e cortes, acidentes de veículos.


ELEMENTO: terra +.


EMBLEMAado mé ji, dois facões.


FERRAMENTASAlicate, espada, faca, bigorna, búzios, moedas, martelo, lança, ferradura.


FRUTAS OGUM AVAGÃ : marmelo, Laranja azeda, Laranja de Umbigo.


FRUTAS OGUM : Laranja comum, Coco. Marmelo


GUIAVermelho e Verde escuros ou azul marinho ou azul marinho com vermelho ou amarelo .


METAL: ferro, aço.


NÚMERO: 07 e seus múltiplos.


OFERENDA: Pipoca, Farinha de mandioca mistura com dendê e costela de gado assada.


PARTE DOS CORPO: mãos, sangue.


QUATRO PÉ: Cabrito malhado.


SAUDAÇÃO: Ogunhê.Patocori.


SÍMBOLOS: espada, faca e facão


SINCRETISMO:São Jorge 23 de Abril


ERVAS: Pata de Vaca, Carqueja, Losna, Comigo Ninguém Pode, Folhas de Romã, Espada de S. Jorge, Flecha de Ogum, Cinco Folhas, Macaé, Folhas de Jurubeba...


Açucena-rajada : Cebola-cencém: Sua aplicação nas obrigações é somente do bulbo.


Arnica-erca lancetaÉ empregada em qualquer obrigação de cabeça, nos abô de purificação dos filhos do orixá . Excelente remédio na medicina caseira, tanto interna como externamente, usado nas contusões, tombos, cortes e lesões, para recomposição dos tecidos.


AroeiraÉ aplicada nas obrigações de cabeça, e nos sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e nas purificações de pedras. Usada na medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital.


Cabeluda-bacuica : Tem aplicações em vários atos ritualísticos, tais como ebori, simples ou completo, e é parte dos abô. Usado igualmente nos banhos de purificação.


Cana-de-macaco : Usada nos abô de filhos, que estão recolhidos para feitura de santo. Esses filhos tomam duas doses diárias. Meio copo sobre o almoço e meio sobre o jantar.


Cana-de Brejo – Ubacaia: Seu uso se restringe nos abô e também nos banhos de limpeza dos filhos do orixá do ferro e das artes manuais. Na medicina caseira é usado para combater afecções renais com bastante sucesso. Combate a anuria, inflamações da uretra e na leucorreia. Seu princípio ativo é o estrifno. Há bastante fama referente ao seu emprego anti sifilítico.


Canjerana – Pau-santo: Em rituais é usada a casca, para constituir pó, que funcionará como afugentador de eguns e para anular ondas negativas. Seu chá atua como antifebril, contra as diarreias e para debelar dispepsias. O cozimento das cascas também é cicatrizador de feridas.


Dragoeiro – Sangue-de-dragão: Abrange aplicações nas obrigações de cabeça, abô geral e banhos de purificação. Usa-se o suco como corante, e toda a planta, pilada, como adstringente.


Erva-tostãoAplicada apenas em banhos de descarrego, usando-se as folhas. A medicina popular a utiliza contra os males do fígado, beneficiando o aparelho renal.


GrumixameiraAplicado em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos do orixá. A arte de curar usada pelo povo indica o cozimento das folhas em banhos aromáticos e na cura do reumatismo. Banhos demorados eliminam a fadiga nas pernas.


Guarabu – Pau-roxo: Aplicado em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos de Ogum. Usa-se somente as folhas que são aromáticas. A medicina caseira indica o chá das folhas, pois este possui efeito balsâmico e fortificante.


Helicônia: Utilizada nos banhos de limpeza e descarrego e nos abô de ori, na feitura de santo e nos banhos de purificação dos filhos do orixá . A medicina caseira a indica como debelador de reumatismo, aplicando-se o cozimento de todas a planta em banhos quentes. O resultado é positivo.


JabuticabaUsada nos banhos de limpeza e descarrego, os banhos devem ser tomados pelo menos quinzenalmente, para haurir forças para a luta indica o cozimento da entrecasca na cura da asma e hemoptises.


Jambo-amarelo: Usado em quaisquer as obrigações de cabeça e nos abô. São aplicadas as folhas, nos banhos de purificação . A medicina caseira usa como chá, para emagrecimento.


Jambo-encarnadoAplicam-se as folhas nos abô, nas obrigações de cabeça e nos banhos de limpeza . Tem uso no ariaxé ,banho lustral.


Limão-bravoTem emprego nas obrigações de ori e nos abô e, ainda nos banhos de limpeza dos filhos do orixá. O limão-bravo juntamente com o xarope de bromofórmio, beneficia brônquios e pulmões, pondo fim às tosses rebeldes e crônicas.


LosnaEmprega-se nos abô e nos banhos de descarrego ou limpeza dos filhos do orixá a que pertence. É usada pela medicina caseira como poderoso vermífugo, mais particularmente usada na destruição das solitárias, usando-se o chá. É energético tônico e debeladora de febres.


Óleo-pardo: Planta utilizada apenas em banhos de descarrego. De muito prestígio na medicina caseira. Cozimento da raiz é indicado para curar úlceras e para matar bernes de animais.


Piri-piriA única aplicação litúrgica é nos banhos de descarrego. É extraordinário anti- hemorrágico. Para tanto, os caules secos e reduzidos a pó, depois de queimados, estancam hemorragias. O mesmo pó, de mistura com água e açúcar extermina a disenteria.


PoincétiaEmprega-se em qualquer obrigação de ori, nos abô de uso externo, da mesma sorte nos banhos de limpeza e purificação dos filhos . A medicina caseira só o aponta para exterminar dores nas pernas, usando em banhos.


PorangabaEntra em quaisquer obrigações e, igualmente, nos abô. No tratamento popular é usada como tônico e importante diurético.


Sangue-de-dragão : Tem aplicações de cabeça, nos banhos de descarrego e nos abô. Não possui uso na medicina popular.


São-gonçalinhoÉ uma erva santa, pelas múltiplas aplicações ritualísticas a que está sujeita. Na medicina caseira usa-se como antitérmico e para combater febres malignas, em chá.


TanchagemParticipa de todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação de filhos recolhidos ao ariaxé. É axé para os assentamentos do orixá do ferro e das guerras. Muito aplicada no abô de ori. A medicina popular ou caseira afirma que a raiz e as folhas são tônicas, antifebris e adstringentes. Excelente na cura da angina e da caxumba.


Vassourinha-de-igrejaEntra nos sacudimentos de domicílio, de local onde o homem exerce atividades profissionais. não possui uso na medicina popular.




Entidade de ligação
Tranca Ruas


Tranca Ruas, o guardião dos Caminhos.
Sua atribuição é trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos.
Tranca Rua elemento de ligação direta com Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz .
Ele tem o poder de fechar e abrir os caminhos para o ser humano e também de ter as almas perdidas sem luz como escravos para prestar-lhe reverencias e fazer o que ele ordenar.
Esta diretamente ligado a abertura e fechamento de caminhos materiais e espirituais.


Arma :Espada.


Bebida :


Tranca Ruas das Encruzilhadas – Cachaça, whisky, rum, vodka,gin.


Tranca Ruas dos Cruzeiros - Vinho branco, vermouth, champanhe, whisky.


Tranca Ruas das Almas - Vinho tinto, whisky e cachaça.


Erva : Espada de São Jorge,arruda.


Fuma :Charutos.


Lugar: Tronqueira.


Planta :Cravo vermelho e rosas amarelas .


Regência :Ogum.


Vela :Pretas, Vermelhas e Pretas e de sebo.




QUALIDADES


AJÀKÁé o "verdadeiro Ogum guerreiro", sanguinário, que em princípio se veste de vermelho como também pode acrescentar o verde escuro, suas contas são iguais a vestimenta.
Conquistou a cidade de OYÓ e teria se consagrado rei de Oyó e deu para seu irmão mais velho, Xangô governar. Ajàká é um tipo particularmente agressivo de Ogum, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e voluntarioso, irascível e prepotente.


ADJIOLAIÁ : é um Ogum que faz junção com Oxum.




AJÒ : é o Ogum que fica fora do barracão e toma conta da porteira. É o primeiro a ser saudado. Companheiro de Bará, ronda as encruzilhadas, comendo com Bará e Exus nas estradas. Veste-se e tem contas azul arroxeado ou usa corrente de aço.




AKORÓ : é o irmão mais velho de Odé, não come mel, ligado a floresta, qualidade benéfica de Ogum invocada no pàdé. E´o Ogum que usa o mariwò como coroa, sua roupa é o mariwò, toma conta da casa de Oxalá.
Este título é traduzido como Senhor da corôa.
É filho de Yemanja Ogunté, jovem, dinâmico, entusiasta, empreendedor, protetor seguro, amigo fiel.




ALAGBEDE, Lebede, Alabedê: é um grande ferreiro e ferramenteiro. Este Ogum é o marido de Iemanjá Ogunté, pai de Ogum Akoró. É o mais velho, trabalhador, exigente e rabugento. Veste-se de azul-marinho. Come com Bará e Yemanjá.




ÀMÈNÈ ou Ominí : tem ligação com Oxum, ligado aos Ijexás, sua conta é verde clara.




AVAGÃ ,Olode: é o Ogum dos caçadores. Solitário. É caçador e não come animais caseiros. Amigo e conhecedor dos caminhos como Odé Semelhante a Odé. Come, em seus assentamentos, caça. Leva um adematá e só come nos caminhos da mata. Originário de Kétu. Não come galo por ser um animal doméstico.


ELEMONÁ ,mora nas matas e caça muito bem. É muito sério, áspero, não se apegando a ninguém, a não ser a sua própria família. Tem fundamento com Obaluaiê e Bará.


IKOLÁ , um Ogum solitário que tem ligação com Xoroke e Oxalá. Come ìgbín e veste-se de verde escuro ou vermelho. Adora galos vermelhos e bode de chifres grandes.


MEJE ,ou Mejeje: aquele que toma conta das sete entradas da cidade de Irê, ligado a Bará, o guardião das casas de Ketu.
Mejê pode ser traduzido como Ogum sete, esse número é menção as sete sementes que Ogum plantou nos sete caminhos por onde passou.
"Kàtà-kàtà ó gbín mejé, ó gbín mejé ónòn gbógbó". E é por causa destes sete caminhos que por má interpretação passaram a cultuar Ogum como se tivesse sete qualidade.
É o mais velho de todos, a raiz dos outros, Ogum completo, velho solteirão rabujento , sanguinário.
Come no cemitério.
Suas cores são o verde claro e o vermelho claro.


MENÉ ,Mené :é um jovem guerreiro. Veste-se de verde e usa contas verdes. Come com Oxalá e tem grande fundamento com Yemanjá. Ogum Mené veste-se igualmente de verde e usa contas verdes claro, como Ogunjá, mas de uma tonalidade diferente.


ÔGÚNJÁ: é um Ogum , como indica seu nome, particularmente combativo. Este é um título de Ogum que enfatiza sua predileção por comer cachorro como oferendas. Este nome vem de Ogún Je Ajá, Ogum come cachorro. Amigo do cachorro que lhe é consagrado é como ele um protetor seguro. Mas tem temperamento rabugento, solitário, veste-se de verde escuro e usa contas verdes, acompanha Ogúnté.


OMINItambém é um Ogum feiticeiro, come com Oxum. É mais gentil, mas muito melindroso, veste azul-marinho.


ONIJÉ: é o Orixá que tritura, corta e provoca ferimentos. Não é aconselhável raspar este Orixá em seus filhos. Veste o verde escuro e o vermelho. Tem ligações com Oya Ygbalé.


ONIRÉ: é o título do filho do Ogum que reinou sobre Iré, o dono de Iré, primeiro filho de Odúduà.
Usa contas verdes. Guerreiro impulsivo, cortador de cabeças, ligado a morte e aos antepassados. Muito impaciente, não pensa antes de agir, mas acalma-se rápido.
Ogum antigo que desapareceu debaixo da terra. Usa também contas verdes.
Onirê É um título de Ogum que pode ser traduzido como Senhor de Irê, que é uma das cidades onde é prestado culto a Ogum. Nesta cidade conta a lenda que ao regressar de viagem e ser ignorado pelas pessoas da cidade, ele, enfurecido decapita inúmeras pessoas e após fazer isso ele descobre que, na realidade, chegara em um dia sagrado de silêncio em sua homenagem .
Com vergonha ,finca sua espada ao chão abrindo-o e se joga na fenda, suicidando-se.


POPOseria o nome de Ogum quando foi a terra dos jeje, é um tipo fanático.


WÀRÍ , Wori : é o dono dos metais dourados, ligado a Oxum,ligado ao ar, por isso o mais requintado dentre todos os Oguns.
É perigoso e feiticeiro, ligado aos antepassados. Tem temperamento muito difícil e autoritário. Veste verde-claro, come com Yemanja e Oxalá.
Gosta de comer cabritos pequenos, aprecia a carne de marreco e não come frango em suas obrigações.
Veste azul-marinho.


XOROKE : Entidade que se apresenta em duas formas bem distintas.
Como como Ogum e outra como Exu.
Em ambas as manifestações possui grande força magnética, magia, grande rei.
Como Exu pode trabalhar na resolução de problemas de outras entidades, mas mesmo assim estando na linha de energia de outros orixás ele não perde a mandala de Ogum.
Não se desvincula de sua origem dual. Ogum -Exu.
Entidade com gosto excêntrico.
>Come sempre na primeira e última terça -feira.
>Seus serviços de demanda são nas quintas com lua minguante.
Agitado, instável, suscetível e manhoso.
É um Orixá das terras Gege, um tipo muito perigoso. Dizem que foi amaldiçoado por seu pai e sua mãe.
Conta a lenda que um vulcão entrou em erupção e Sorokè saltou de dentro dele, em forma de fogo.
É o senhor da noite, vive nos cantos das encruzilhadas, castigando os que por ali passam e profanam as oferendas ali colocadas.
É o Orixá da vingança, pois seu temperamento é muito forte.

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