domingo, 15 de maio de 2016

OSUN YPONDÁ

Yeye Yponda é também considerada a Rainha de Ijexá. Tem caminhos com Ode Iboalamo ( seu marido), Logun (seu filho ), Oxaguiã, Ogun Waris ( Ogun ligado ao dourado ).
Suas cores são o azul, o amarelo e o branco, e aqui o branco teria duas justificativas: a primeira seria por a cidade Yponda ser o local do cemitério real daquela Região, a outra seria porque o branco seria a cor que traria paz para a casa e para o yawo, uma vez que essa Oxum é uma guerreira.
Quando se recolhe o yawo desta santa/orixá, é comum se colocar no dedo da mão esquerda dele uma aliança, a qual deverá permanecer dentro do seu igba pelo resto de sua vida.
Um ebó para esta santa/orixá, consiste num omolokun feito de feijão preto que vai para a estrada.
Um dos grandes segredos desta santa em relação aos filhos e os devotos de Ogun Wari é que antes de se arriar qualquer oferenda para ele, deve-se ofertar, antes, este omolokun na estrada e depois e que se faz a oferenda.
No vídeo Yeye Yponda - I, eu falo desta relação, dela com a estrada e, apesar de muitos acharem que ela andaria junto dele seu habitat é nas matas, caçando com Odé e quando discordo da lenda de yeye Yponda cegar Opara, ela na lenda teria sido condenada a ser o olho de Oxum Opara, agora vamos raciocinar: se ele vive nas matas com Odé e Opara vive nas estradas com Ogun, como ela poderia estar sendo os olhos vivendo as duas em habitat diferentes.
A comida votiva desta oxum:
Omolokun, Ipeté, adun, isu, feijão preto, milho com côco, èko, aluá.
o ovo em sua comida representa a fecundação, uma vez que oxum é a deusa da fecundidade e também pela sua cor amarela.
Devo alertar também que o carneiro não seria quizila só para Oya, também é quizila de Oxum
como as das outras é o Ipetè e o omolokun, esta comida é feita com feijão fradinho, camarão, azeite de dendê, cebola e ovos. Uma observação que posso estar trazendo aqui para diferenciar Opará e Yponda também seria a quantidade de dendê que vai nessa comida, a de opara é muito regada neste óleo uma vez que ela comeria junto com Ogun.
No vídeo I eu faço uma referência entre as oxuns e as cidades ao longo do Rio de mesmo nome. Mesmo achando que o orixá seria somente um, no vídeo não deu pra falar, porém eu poderia estar comparando as Nossas Senhoras:
Nossas Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Santana, Nossa Senhora de Fátima, ... e tantas outras Nossa Senhoras que seriam apenas uma, a Virgem Maria, aparecendo em várias cidades, países diferentes o que deu a mesma santa várias imagens diferentes, vários fiéis diferentes.
Come cabra, conquem, franga marela, seu pássaro é o adàbà, tipo de pombo com olhos vermelhos, aquele pombo comum sempre é solto em sua oferenda.
Oxum é ¨A wura olu ¨ ( dona do ouro )
Seu dia: sábado
16 é o número de qualidades de Oxuns, porém alguns escritores afirmam que este número está associado não somente as 16 cidades, mas também o número místico de Ifá.
O seu colar teria 16 fios com 16 firmas ou duas ou quatro representando as divindades que com as quais ela tem afinidade.
Sua vestimenta: veste o branco, o azul e o amarelo, sai com um abebe numa mão e uma adaga na outra, aqui eu gostaria de ressaltar que o abebe também é uma arma de guerra que, com o qual, ela usa para cegar os inimigos em suas batalhas.
Oxum é representada em todos nós, filhos de qualquer orixá pelo dendo, pela malícia, pela manha etc, podemos afirmar que todos temos influência de oxum.
Bye.: Baba Sérgio de Ajunsun·

Nenhum comentário:

Postar um comentário