quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Candomblé

Candomblé

O candomblé é uma religião de origem africana, que segue os ensinamentos de Olorún (DEUS), aplicando sua doutrina por meio dos Orixás.
O candomblé basicamente cultua as forças da natureza, pelos adeptos chamados de Orixás (divindades africanas).
Sua Origem no Brasil deu-se apartir da vinda dos negros africanos, vendidos como escravos para trabalhar em terras brasileiras.
O culto de candomblé é dividido em nações que recebem o nome de Ketu, Angola, Ijexá, Jeje, Cabinda, entre outras nações que tem particularidades em seu culto, porém com o mesmo objetivo, seja cultuando Orixá, Nkisis e voduns (Todas energias da natureza).
Por meio de canto em liguas africanas, danças, oferenças, festas, ritos entre outras formas de culto, o Candomblé é caracteístico e inconfundível.
Marcado pela prática Encorporação dessa divindades especiais das qual nos aproximam cada vez mais de Deus (Olorún).
O Canbdomblé é lindo, é 100% do bem!
Nações:
Nação de Ketu e Ketu/Nagô
A Nação de Ketu é a mais comum e a mais conhecida, ela cultua os Orixás.
Dos escravos Nagôs vindo da Africa estavam os Yorubás, que vieram para o Brasil com sua cultura e louvação aos Orixás de Ketu.
Essa nação é bem diferenciada das outroas pelo Toque dos Atabaques (Ilu), Cantiga, Idioma (Yorubá), Dança, Cores dos Orixás e as festas. Essa festas podemos destacar o Padê, Aguas de Oxalá, Olubaje, Axêxê etc…
Nação de Angola/Bantu
A nação de angola é conhecida por cultuar os Nkisi, essa é uma das maiores nação de candomblé. Desenvolvida pelos escravos que falavam a lingua Kimbundo e Kikongo.
Saõ exemplos de Nkisis: Katendê, Nzazi, Nkosi, Dandalunda etc..
Nação de JeJe
É o Candomblé que cultua os Voduns, do Reino de Dahomey, tazidos para o Brasil pelos escravos da Afria Ocidental e Central. Como exemplo de Voduns temos: Lissá, Gun, Loko, Bessen etc…
Uma curiosidade é que na nação de Jeje, nas casa de culto é nescessario que haja um Poço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário