A HIERARQUIA SACERDOTAL NA NAÇÃO OMOLOKÔ
Assuntos básicos sobre a Nação Omolokô
“Omoloko é Umbanda ou Candomblé? - Omoloko é ambas. Umbanda porque aceita em seus rituais o culto ao Caboclo e ao Preto-Velho. Candomblé porque cultua os Orixás africanos com suas cantigas em Yoruba ou Angola, esse ritual foi fortemente influenciado pelas duas culturas. O ritual Omoloko não poderia ser encaixado no grupo dos Candomblés tradicionais, aqueles que cultuam somente orixás africanos, pelo motivo de que no Omoloko são cultuados os Caboclos e Pretos-Velhos. Porém pode ser encaixado nos candomblés não-tradicionais, isto é, aqueles que cultuam orixás africanos e Caboclos e Pretos-Velhos.
A Nação Omoloko poderia ser encaixada no grupo chamado Umbanda, uma vez que cultua-se Caboclos e Pretos-Velhos, entidades da Umbanda e há uma forte sincretização católica. Ele encaixa-se também como Umbanda quando refere-se a um grande grupo a Religião de Umbanda. Então nesse momento o povo de Omoloko se auto Umbandista, cujo culto é voltado aos Caboclos e Pretos-Velhos e que sigam a doutrina de amor e fé .
A HIERARQUIA SACERDOTAL
NO CULTO OMOLOKO
A hierarquia sacerdotal da Nação Omoloko segue a mesma estrutura daNação Yorubá:
* Babalorixá ou Yálorixá: sacerdote ou sacerdotisa, mais conhecidos como pai de santo ou mãe de santo, é a autoridade máxima no culto ao orixá;
* Yákekerê e Babákekerê: filho de santo com obrigação de “Sete Linhas”.
* Dagã: a pessoa que tem mais tempo de iniciação dentro do terreiro;
* Ogã Nilú e Ogã Calofé: tocador de atabaque. Pessoa que dá início à maioria dos cânticos aos orixás nas giras (atualmente esses dois cargos tem sido ocupado por uma mesma pessoa);
* Axogun: pessoa que, nas obrigações, sacrifica os animais;
* Yábassé ou Yábá: cozinheira das comidas sagradas dos orixás;
* Combono: pessoa que nas giras atende aos Orixás;
* Exi-de-Orixá: filho de santo em geral;
DEFINIÇÃO DE ORIXÁ
Ori = Coroa; Xá = Luz.
A palavra Orixá quer dizer “Coroa Iluminada”; “Espírito de Luz”. O princípio mais evoluído existente em nosso sistema, manifestado através das forças da natureza.a
Umbanda não se fundamenta em lendas e sim em observação do funcionamento das forças da fé da natureza como: "pontos riscados" de entidades, porque consideramos o ponto riscado parte da liturgia da Umbanda.
Umbanda não se fundamenta em lendas e sim em observação do funcionamento das forças da fé da natureza como: "pontos riscados" de entidades, porque consideramos o ponto riscado parte da liturgia da Umbanda.
7 Linhas da Umbanda- As linhas representão os grupamentos dos Orixás e seus falangeiros que atuam dentro da Umbanda.
Dentro do trabalho da "Umbanda de pretos-velhos", as linhas assim estão dispostas:
Linha | Orixás componentes à linha | Falangeiros ou falange subordinada |
Linha de Oxalá | Todos os Orixás | Guias na falange de Oxalá, guias mais comuns: Pretos-Velhos, Caboclos e Crianças. |
Linha de Iemanjá ou Yemanjá | Oxum, Nanã, Obá e Oxumaré | Marinheiros, Sereias, Caboclos de Iemanjá, Falange do Orixá Iemanjá. |
Linha de Xangô | Iansã | Falange do Orixá Xangô, Guias Falange Caboclos de Xangô. Guias mais comuns: Caboclo. |
Linha de Ogum | Falange do Orixá Ogum, Guias do Orixá Ogum, Falangeiros em geral. | |
Linha de Oxossi | Falange do Orixá Oxossi, Guias do Orixá Oxossi, guias mais comuns: Caboclos, Baoiadeiros e Baianos. | |
Linha de Almas ou Pretos-Velhos (Linha Africana) | Interagem com a Linha do Orixá Omulu. | Pretos-velhos. |
Linha de Omulu | Obaluayê | Pretos-velhos e Caboclos, curadores e mandingueiros, |
Os Orixás são cultuados como divindades de um plano astral superior, ARUANDA, que na Terra representam às forças da natureza (muitas vezes confundindo-se a força da natureza com o próprio Orixá.
DIAS DA SEMANA, CORES e SÍMBOLOS dos ORIXÁS na NAÇÃO OMOLOKÔ
ORIXÁ
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CORES
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SÍMBOLO
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FESTAS
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Ogum
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branco, verde e vermelho
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espada ou lança
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23 de abril
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Oxossi e Odé
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verde e branco
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arco e flecha
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20 de janeiro
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Omulú
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preto e branco
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xaxará, cruz, pemba
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16 de agosto
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Obaluayê
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preto, branco e vermelho
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xaxará, cruz, pemba
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16 de agosto
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Ossanhe
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verde claro
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arco com 7 flechas e um pombo no centro, folha
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13 de dezembro
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Oxumarê
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amarelo e branco
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serpento ou arco-íris
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24 de agosto
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Nanãburoquê
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roxo ou lilás
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obiri, vassoura, carocol
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26 de julho
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Obá
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vermelho e amarelo
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espada e escudo
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25 de novembro
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Oxum
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azul claro
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abebê, estre
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08 de dezembro
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Iemanjá
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azul claro e branco, cristal
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peixe, lua
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02 de fevereiro
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Xangô
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marrom
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oxé (machado alado), pedra, meteorito
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24 e 29 de julho
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Inhasã / Oyá
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amarelo
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espada e raio, cálice
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04 de dezembro
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Irokô / Lokô
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cinza e branco
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árvore
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19 de abril
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Ibejí / Erê
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azul ou rosa
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folha
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27 de setembro e 25 de outubro
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Oxalá
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branco leitoso
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pachorô, cruz com raios, cálice, pilão, sol
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25 de dezembro
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Pretos-Velhos
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preto e branco ou contas de lágrimas de nossa senhora
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cruz, cachimbo, rosário
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13 de maio
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Caboclos
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verde escuro ou verde e branco
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arco e flecha
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20 de janeiro
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