Òrúngàn violenta a própria mãe
Íyèmònjá se casou com o irmão dela Aganju e teve um filho nomeado de Òrúngàn .
Òrúngàn era guerreiro e impetuoso, era o mais valente entre os irmãos, era o próprio ar . Seu nome é composto de orun - céu, e gan (de ga) ser alto; e parece significar "em pleno o céu" ou "região de livre ar" e, como isto, significa o espaço aparente entre o céu e a terra. A descendência de Terra e Água seria assim chamado de “Ar”.
Òrúngàn se apaixonou pela própria mãe , e como ela recusou sua paixão, um dia tirando proveito da ausência do pai, e dominado por enorme desejo estuprou a própria mãe.
Ele ofereceu para ela a vantagem de viver com dois maridos, um conhecido e o outro em segredo, mas ela rejeitou todas as suas propostas e fugiu do lugar que foi violada e continuou correndo em desespero. Porém, Òrúngàn a perseguiu e alcançou-a rapidamente, e quando estava esticando a mão dele para a agarrá-la, ela caiu no chão chão.
Então o corpo dela começou a inchar imediatamente, e dois fluxos de água esguicharam dos seios dela, e o abdômen dela estourou aberto.
Os fluxos dos seios de Íyèmònjá , unidos formaram uma laguna, e do corpo aberto de lá vários deuses .
Òrúngàn foi punido por Olorum ,por tal ato , sendo proibido proibiu de descer do Orún, tendo que permanecer lá para sempre, separando a terra do céu .
* Para comemorar este evento, uma cidade foi criada com o nome de Ife (que quer dizer: distensão, amplificação, ou inchação para cima), foi construída naquele mesmo lugar onde o corpo de Íyèmònjá estourou aberto, e se tornou a cidade santa das tribos do povo Yoruba.
*(comemorar o surgimento dos orixas saídos do ventre de Íyèmònjá ) .
Òrúngàn era guerreiro e impetuoso, era o mais valente entre os irmãos, era o próprio ar . Seu nome é composto de orun - céu, e gan (de ga) ser alto; e parece significar "em pleno o céu" ou "região de livre ar" e, como isto, significa o espaço aparente entre o céu e a terra. A descendência de Terra e Água seria assim chamado de “Ar”.
Òrúngàn se apaixonou pela própria mãe , e como ela recusou sua paixão, um dia tirando proveito da ausência do pai, e dominado por enorme desejo estuprou a própria mãe.
Ele ofereceu para ela a vantagem de viver com dois maridos, um conhecido e o outro em segredo, mas ela rejeitou todas as suas propostas e fugiu do lugar que foi violada e continuou correndo em desespero. Porém, Òrúngàn a perseguiu e alcançou-a rapidamente, e quando estava esticando a mão dele para a agarrá-la, ela caiu no chão chão.
Então o corpo dela começou a inchar imediatamente, e dois fluxos de água esguicharam dos seios dela, e o abdômen dela estourou aberto.
Os fluxos dos seios de Íyèmònjá , unidos formaram uma laguna, e do corpo aberto de lá vários deuses .
Òrúngàn foi punido por Olorum ,por tal ato , sendo proibido proibiu de descer do Orún, tendo que permanecer lá para sempre, separando a terra do céu .
* Para comemorar este evento, uma cidade foi criada com o nome de Ife (que quer dizer: distensão, amplificação, ou inchação para cima), foi construída naquele mesmo lugar onde o corpo de Íyèmònjá estourou aberto, e se tornou a cidade santa das tribos do povo Yoruba.
*(comemorar o surgimento dos orixas saídos do ventre de Íyèmònjá ) .
Ipondá e Erinlè
O caçador Erinlè em suas andanças pela floresta se aproximou de um rio para saciar sua sede , um rio que ele desconhecia até então.
A senhora desse rio não era outra que não a bela e vaidosa Osún Ipondá, que ao ver tão belo e majestoso caçador , por ele se encantou .
Se mostrou ao caçador e o fez saber de seu interesse por ele , mas Erinlè não quis saber de Osún , recusou seus dengues e encantos voltando para a floresta e para a caça .
Osún , caprichosa como é , não se deu por vencida , pelo contrário , sentiu maior necessidade de ter aquele caçador em seu leito úmido de água e mel e se decidiu que de tudo faria para o caçador conquistar .
Assim Osún Ipondá procurou um babalaô e através do oráculo foi determinado o que Osún deveria fazer para conquistar Erinlè , pois ele só sentia atração por mulheres da mata e jamais por mulheres das águas , sendo assim , para que o caçador mostrasse interesse em Osún , deveria ela se banhar em mel e rolar no chão da floresta ,para que as folhas se grudassem sem seu corpo, ficando tal como as mulheres da floresta .
Porém Osún deveria evitar seu local de origem o máximo possível , caso contrário teria seu disfarce descoberto , e provocaria a fúria de seu amado .
Agora sim, disfarçada de mulher da mata, esperou o caçador voltar as margens de suas águas para saciar sua sede .
Assim que o caçador a viu esqueceu sua sede por água e sequioso ficou do corpo de Osùn e a procurou para em seu corpo saciar .
Depois de ambos saciados pela dança dos corpos nas matas da paixão , Osùn , esquecendo-se da recomeçadão do oráculo , convida o caçador a se banhar junto a ela para refrescar o fogo da paixão . Pois já não podia mais ficar longe de sua essência por tanto tempo sem com isso sofrer .
Mas as águas lavaram o mel de seu corpo e as folhas do disfarce se desprenderam. Erinlé percebeu imediatamente como tinha sido enganado e furioso abandonou Osùn , que em suas águas permaneceu esperando a volta do caçador . Mas uma coisa confortava Ipondá , sabia ela , que um dia voltaria Erinlè , pois com ela, uma parte dele ficou .
Osùn carregava no ventre um filho do caçador .
A senhora desse rio não era outra que não a bela e vaidosa Osún Ipondá, que ao ver tão belo e majestoso caçador , por ele se encantou .
Se mostrou ao caçador e o fez saber de seu interesse por ele , mas Erinlè não quis saber de Osún , recusou seus dengues e encantos voltando para a floresta e para a caça .
Osún , caprichosa como é , não se deu por vencida , pelo contrário , sentiu maior necessidade de ter aquele caçador em seu leito úmido de água e mel e se decidiu que de tudo faria para o caçador conquistar .
Assim Osún Ipondá procurou um babalaô e através do oráculo foi determinado o que Osún deveria fazer para conquistar Erinlè , pois ele só sentia atração por mulheres da mata e jamais por mulheres das águas , sendo assim , para que o caçador mostrasse interesse em Osún , deveria ela se banhar em mel e rolar no chão da floresta ,para que as folhas se grudassem sem seu corpo, ficando tal como as mulheres da floresta .
Porém Osún deveria evitar seu local de origem o máximo possível , caso contrário teria seu disfarce descoberto , e provocaria a fúria de seu amado .
Agora sim, disfarçada de mulher da mata, esperou o caçador voltar as margens de suas águas para saciar sua sede .
Assim que o caçador a viu esqueceu sua sede por água e sequioso ficou do corpo de Osùn e a procurou para em seu corpo saciar .
Depois de ambos saciados pela dança dos corpos nas matas da paixão , Osùn , esquecendo-se da recomeçadão do oráculo , convida o caçador a se banhar junto a ela para refrescar o fogo da paixão . Pois já não podia mais ficar longe de sua essência por tanto tempo sem com isso sofrer .
Mas as águas lavaram o mel de seu corpo e as folhas do disfarce se desprenderam. Erinlé percebeu imediatamente como tinha sido enganado e furioso abandonou Osùn , que em suas águas permaneceu esperando a volta do caçador . Mas uma coisa confortava Ipondá , sabia ela , que um dia voltaria Erinlè , pois com ela, uma parte dele ficou .
Osùn carregava no ventre um filho do caçador .
Perdizes, faisões, coelhos ...
Eu caço o silêncio. Atiro no barulho .
Eu caço o sossego. Atiro no tormento
Eu caço afeto. Atiro em gente rude.
Eu caço liberdade. Atiro na patrulha.
Eu caço amigos. Atiro em fantasmas.
Eu caço o amanhã. Atiro no ontem.
Eu caço prazeres. Atiro no tédio.
Eu caço o sono. Atiro no sol.
E quando caço o sol, atiro no tempo .
Eu caço o silêncio. Atiro no barulho .
Eu caço o sossego. Atiro no tormento
Eu caço afeto. Atiro em gente rude.
Eu caço liberdade. Atiro na patrulha.
Eu caço amigos. Atiro em fantasmas.
Eu caço o amanhã. Atiro no ontem.
Eu caço prazeres. Atiro no tédio.
Eu caço o sono. Atiro no sol.
E quando caço o sol, atiro no tempo .
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