Falando um pouco de nossa historia...
Os descendentes do Tata fomutinho são do Cejá hundê ou kpó zerren(roça de baixo) e não do Huntoloji.
Os descendentes do Tata fomutinho são do Cejá hundê ou kpó zerren(roça de baixo) e não do Huntoloji.
Foi numa visita ao hunkpame do Kwé Cejá Hundé, em Cachoeira, que Antonio foi tomado por seu vodun, bolou no santo de forma definitiva.
A queda de Antonio representou um problema para a Mãe de Santo da casa, Gaiaku Maria Angorense, já que, por tradição, jamais havia raspado (iniciado) um homem, postura que pretendia manter até o fim de sua vida. Mas ao consultar o Jogo de búzios, foi obrigada a render-se à vontade de Oxum que não abria mão de ser "feita" na cabeça de Antonio e, naquela casa. Assim, Antonio foi recolhido num barco composto de oito yaôs, sendo ele o único representante do sexo masculino.
Depois de iniciado, Antonio participava como Pai pequeno na casa de candomblé de Manuelzinho de Oxóssi, filho de Maria Neném. Como a casa era de Angola, Antonio passou a ser chamado pelos yaôs de "Tata" (pai) e assim ficou definitivamente conhecido como "Tata Fomotinho" (Oxundei).
Ida para o Rio de Janeiro
Ida para o Rio de Janeiro
Em 1930 Antonio chegou ao Rio de Janeiro no navio do Lloyd Brasileiro, acompanhado de seus amigos João Lessengue e Bananguami. Fundou o Kwe Ceja Nassó, no bairro de Santo Cristo, depois mudou-se para Madureira na Estrada do Portela, depois para São João de Meriti onde finalmente se estabeleceu na Rua Paraíba. A repressão ao candomblé era terrível mas Antonio, contava com a proteção de Paulo da Portela, fundador da tradicional Escola de Samba da Portela, o que de certa forma, mantinha a polícia distante da casa de candomblé.
Em 1935 que Tata Fomotinho, depois de haver plantado os fundamentos da casa, confirmou o primeiro ogan de Oxum, um jovem fuzileiro naval, Agostinho, mais tarde passou a ser Pejigan Gebê. Em 16 de janeiro de 1936, auxiliado por seu ogan e por sua amiga Maria da Cruz, tirou o primeiro barco de iyaôs, do qual faziam parte Olegário e Marcionílio. Pouco depois o axé foi transferido para a Estrada do Areal.
A saúde
A saúde
No dia 8 de junho de 1961, na esquina da rua Silva Gomes, em Cascadura, Tata Fomotinho foi atropelado por um lotação que trafegava em alta velocidade, sendo socorrido em estado grave no Hospital Carlos Chagas. A recuperação foi lenta e dolorosa, meses depois, reassumiu suas funções na casa de candomblé. Sua saúde, ficou muito abalada e, no dia 19 de fevereiro de 1962, Tata Fomotinho foi acometido de derrame cerebral quando se encontrava em São Paulo. Socorrido no Hospital das Clínicas de São Paulo depois, foi transferido para a casa de seu filho-de-santo Jamil de Omolu e daí para a residência de seu filho-de-santo Marcionílio no Rio de Janeiro. Mas foi em Nilópolis, na casa de seu filho-de-santo Djalma de Lalu, que Tata Fomotinho veio a falecer, no dia 26 de junho de 1966
Mais detalhes postarei no meu grupo.
Mais detalhes postarei no meu grupo.
Muito ainda precisa ser pesquisado, e elucidado, sobre Tata Fomutinho (Antônio Pinto de Oliveira),sobretudo em relação a sua iniciação, e seu posterior rompimento com o Cejá Hundê.
ResponderExcluirSendo que Fomutinho não foi iniciado em vodun, mas sim em orixá. Já que Oxum, é uma divindade nagô.
Apesar de Tata Fomutinho ter dito (segundo relatos de José Beniste), que não praticava o Mahi de Cachoeira, a iniciação de complexos voduns jeje realizada por ele indica que ao longo de toda sua vida teve forte apóio de influentes pessoas, intimamente vinculadas a Roça do Ventura.